SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Ética y hermenéuticaO corpo desfeito por Francis Bacon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

REIS, Róbson Ramos dos. Modalidade existencial e indicação formal: elementos para um conceito existencial de moral. Nat. hum. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp. 273-300. ISSN 1517-2430.

No presente artigo são examinadas duas noções centrais da fenomenologia-hermenêutica apresentadas em Ser e tempo de Martin Heidegger: os conceitos de indicação formal e de possibilidade existencial. Ambas as noções são postas em conexão com a problemática da filosofia moral, ou seja, sustenta-se a tese de que um conceito existencial de moral contém problemas e uma metodologia específica, originados da indicação formal da estrutura ontológica do Dasein enquanto possibilidade existencial. O autor também afirma que a modificação existencial da inautenticidade para o modo de ser autêntico não deve ser vista como sendo em si mesma de significação moral ou normativa, mas representa o desenvolvimento da individualidade no interior de um domínio de entes que não são instâncias de tipos.

Palavras-chave : Heidegger; Indicação formal; Possibilidade; Moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )