SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Experiência nacional e interpretação: a recepção americana de HeideggerFé perceptiva e experiência de realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LOPARIC, Zeljko. Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise. Nat. hum. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp. 91-140. ISSN 1517-2430.

O presente artigo propõe-se a estudar a desconstrução heideggeriana da teoria clínica e da metapsicologia de Freud à luz do método fenomenológico construtivo-desconstrutivo. Depois de caracterizar a teorização psicanalítica como devedora da metafísica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafísica oculta o modo de ser originário dos seres humanos para, em seguida, examinar a crítica heideggeriana dos elementos dessa metafísica, embutidos tanto na teoria clínica como na metapsicologia de Freud.

Palavras-chave : Desconstrução; Subjetividade objetificada; Psicologia clínica; Metapsicologia; Psicanálise sem metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )