SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

GURFINKEL, Decio. Fé perceptiva e experiência de realidade. Nat. hum. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp. 141-173. ISSN 1517-2430.

O trabalho aborda alguns pontos de contato possíveis entre a contribuição de Winnicott e o pensamento de Merleau-Ponty, tendo como meta discutir o enigma da fé perceptiva e o problema da experiência com a "realidade" do mundo. Partindo da pergunta do filósofo: "o que nos permite afirmar que o mundo é aquilo que vemos?", o autor aponta como Winnicott, do lado da psicanálise - e a partir da clínica com pacientes borderline -, também denuncia que a relação com a realidade não pode ser tomada como natural. Após um cuidadoso exame dos termos , "crença em...", percepção, concepção e alucinação, a reflexão dirige-se ao conceito-chave do pensamento winnicottiano - a ilusão. O autor propõe, então, uma abordagem em paralelo do modelo freudiano da primitiva realização alucinatória do desejo com a teórica "primeira mamada" de Winnicott, e conclui com a hipótese da ilusão como o alimento do self.

Palavras-chave : Fé; Percepção; Realidade; Alucinação; Concepção; Ilusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )