SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Wittgenstein e os valores: do solipsismo à intersubjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FURLAN, Reinaldo. Objetivismo, intelectualismo e experiência do corpo próprio. Nat. hum. [online]. 2001, vol.3, n.2, pp. 289-314. ISSN 1517-2430.

A experiência do corpo próprio desempenha, na filosofia de Merleau-Ponty, o papel de subversão das categorias da metafísica clássica entre sujeito e objeto. Mais especificamente, das antinomias cartesianas entre pensamento (res cogitans) e extensão (res extensa). Nesse sentido, existe-se como coisa ou como pensamento e, com isso, toda sorte de dicotomias herdadas dessa metafísica, sobretudo a grande dificuldade em articular o que é pura extensão, relações externas entre partes e processos objetivos do mundo físico, com a consciência, que é "inextensa", que parece não ocupar lugar algum, a despeito de sua articulação e dependência com os processos do mundo físico (o cérebro). O objetivo deste artigo é apresentar, da Fenomenologia da percepção, a análise de três exemplos nos quais Merleau-Ponty procura superar essas dicotomias, ultrapassando a concepção objetivista de corpo a partir da própria fisiologia.

Palavras-chave : Merleau-Ponty; Fenomenologia; Corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )