SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Heidegger: space and artHeidegger e o outro: a questão da alteridade em Ser e tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DIAS, Elsa Oliveira. A trajetória intelectual de Winnicott. Nat. hum. [online]. 2002, vol.4, n.1, pp. 111-156. ISSN 1517-2430.

O artigo aborda aspectos do percurso profissional e teórico de D. W. Winnicott que exerceram influência marcante no seu pensamento. São ainda destacadas algumas linhas do debate que ele, implícita ou explicitamente, travou com as diferentes áreas do conhecimento científico de sua época - a pediatria, a psiquiatria, em especial a infantil, a psicologia acadêmica e sua principal interlocutora, a psicanálise tradicional, representada por Freud e Melanie Klein - sobre temas centrais de sua obra, tais como a natureza do psíquico, a hereditariedade, o desenvolvimento humano e a saúde e a doença psíquicas.

Palavras-chave : Amadurecimento; Ambiente facilitador; Medicina organicista; Pediatria; Psiquiatria infantil; Psicologia acadêmica; Processos intrapsíquicos; Paradigma; Maturation; Facilitating environment; Organistic medicine; Pediatrics; Infantile psychiatry; Academic psychology; Interpsychic processes; Paradigm.

        · texto em Português     · Português ( pdf )