SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Instintos, generatividad y tensión en la fenomenología de HusserlA linguagem do acontecimento apropriativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LUZ, Rogerio. Uma breve menção de Winnicott a Leonardo da Vinci. Nat. hum. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp. 293-314. ISSN 1517-2430.

Este texto assinala características e implicações teóricas presentes na referência crítica que faz Winnicott às interpretações psicanalíticas da obra e da vida de Leonardo da Vinci em termos de pulsão sexual, complexo de Édipo e sublimação. Tal referência supõe, ao contrário, o papel fundamental que desempenha para o autor, na compreensão da experiência de arte, a noção de elemento feminino puro que, anterior à constituição de uma área de jogo, encontra-se primariamente relacionado ao impulso criativo, ao olhar da mãe e ao sentimento de continuidade de ser, base para que se instaure uma identidade outra, capaz tanto de integrar processos de identificação como de retornar a estados informes.

Palavras-chave : Elemento feminino puro; Fonte da criatividade; Olhar materno; Identidade; Experiência de arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )