SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Heidegger and Psychoanalysis?Contribuições de Wittgenstein à epistemologia da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ARAUJO, Conceição A. Serralha de. O autismo na teoria do amadurecimento de Winnicott. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 39-58. ISSN 1517-2430.

O presente texto toma por base a teoria do amadurecimento pessoal elaborada por Winnicott objetivando reunir o que ele pôde pensar e evidenciar em sua prática clínica a respeito de uma interrupção nesse amadurecimento, na fase de dependência absoluta, que corresponde à vivência de uma agonia impensável e à organização de defesas no sentido da invulnerabilidade contra a "revivência" dessa agonia que é o autismo. É destacada a hipótese que relaciona a etiologia do autismo com falhas ambientais, também associadas com outros tipos de psicose, mas que, nesse caso, estão acrescidas do ódio inconsciente da mãe pelo bebê. Busca-se o modo como o autor entende esse sentimento materno, atentando-se para a questão do desamparo na maternidade e a conseqüente necessidade de amparo emocional para a mãe, este último sendo considerado um papel inicial do pai. Algumas idéias de Winnicott, relacionadas ao tratamento das crianças autistas, também são consideradas.

Palavras-chave : Autismo; Agonia impensável; Invulnerabilidade; Ódio inconsciente; Desamparo materno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )