SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Contribuições de Wittgenstein à epistemologia da psicanáliseAs especulações metapsicológicas de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LYRA, Edgar. Superação da metafísica, realidade técnica e espanto. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 95-127. ISSN 1517-2430.

Trata-se da difícil questão do sentido em que, a partir de Heidegger, pode ser pensada uma superação da metafísica. O pano de fundo é a atualidade e a onipresença do seu acabamento técnico. A preocupação central é o problema do possível modo de ser - ou de sobreviver - de um pensamento que, imerso nessa onipresença, seja, ainda assim, capaz de interrogá-la. Questões como a do salto (Sprung) e da reviravolta (Kehre) revelam a espécie de contorcionismo envolvido nessa noção de superação, levando a refletir, entre outras coisas, sobre a relação desse pensamento com a sua história. O desfecho é a identificação de um campo de preocupações no qual um pensamento posto diante da própria possibilidade de aniquilação coloca a si mesmo o problema hermenêutico de uma lúcida práxis pensante.

Palavras-chave : Heidegger; Metafísica; Técnica; Hermenêutica; Amor; Superação; Espanto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )