SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Superação da metafísica, realidade técnica e espantoCorpos em fabricação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FULGENCIO, Leopoldo. As especulações metapsicológicas de Freud. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 129-173. ISSN 1517-2430.

Este artigo pretende analisar a natureza e a função da teoria metapsicológica na psicanálise freudiana. Mostra-se que a teoria psicanalítica de Freud é composta por uma parte empírica - a sua psicologia dos fatos clínicos - e outra, especulativa - a metapsicologia. Esta última é considerada por ele uma superestrutura especulativa de valor apenas heurístico, passível de ser substituída por outras superestruturas do mesmo tipo. Sustenta-se, ainda, que sua metapsicologia é fruto do método especulativo, cujos fundamentos foram elaborados por filósofos e epistemólogos anteriores a Freud, entre eles Immanuel Kant e Ernst Mach. O artigo finaliza com algumas considerações sobre o futuro da teorização do tipo metapsicológica, explicitando críticas feitas à metapsicologia freudiana, tanto por filósofos quanto por psicanalistas, e apontando para a perspectiva, aberta por Donald W. Winnicott, de uma psicanálise sem metapsicologia.

Palavras-chave : Metapsicologia; Especulação; Heurística; Ponto de vista dinâmico; Pulsões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )