SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Corpos em fabricação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

AMIRALIAN, Maria Lucia Toledo Moraes. A clínica do amadurecimento e o atendimento às pessoas com deficiências. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.1, pp. 205-219. ISSN 1517-2430.

O presente trabalho propõe-se analisar a importância das propostas winnicottianas de intervenção às pessoas com deficiências. Depois de refletir sobre a intervenção, apresentada pelo autor a partir de suas experiências como pediatra, observando bebês e suas mães, e como psicanalista, no atendimento dos "casos fronteiriços", foram analisados três aspectos: o uso desses conceitos para a compreensão do desenvolvimento de pessoas com deficiência, sua relevância no entendimento da maior intensidade de riscos a que estão expostos e a pertinência dos pressupostos da clínica do amadurecimento com esses indivíduos. Algumas vinhetas de um caso são utilizadas para exemplificar o uso da teoria de Winnicott na compreensão do cliente e da técnica utilizada.

Palavras-chave : Clínica do amadurecimento; Procedimentos de intervenção; Desenvolvimento; Deficiência visual; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )