SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Lacan e o feminino: algumas considerações críticasClaude Bernard e o determinismo mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CAROPRESO, Fátima. As origens do conceito de inconsciente psíquico na teoria freudiana. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 329-350. ISSN 1517-2430.

A partir da constatação de que os sintomas neuróticos são determinados por representações inconscientes, Freud concluiu que apenas uma parte da atividade psíquica é acessível à consciência e que, portanto, a identidade estabelecida, na psicologia e na filosofia, entre o psíquico e o consciente e, conseqüentemente, entre a consciência e o campo da representação precisava ser repensada. O objetivo deste artigo é discutir algumas das concepções formuladas por Freud no período de 1891 a 1895 - dando atenção especial aos textos La afasia (1891) e "Projeto de uma psicologia" (1895) - que lhe permitiram dissociar o conceito de "representação" do conceito de "consciência" e incorporar a noção de representação inconsciente em sua teoria, afastando-se, assim, das concepções psicológicas tradicionais.

Palavras-chave : Psicanálise; Freud; Metapsicologia; Representação; Inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )