SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2O conceito de imaginação em WittgensteinOs elementos masculino puro e feminino puro na clínica: a história de Vítor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

REIS, Róbson Ramos dos. A dissolução da idéia da lógica. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 423-440. ISSN 1517-2430.

O presente artigo examina a relação entre lógica e filosofia a partir das teses críticas apresentadas por Heidegger ao longo dos escritos que culminam em "O que é metafísica?". Em particular, mostra-se que a polêmica afirmação sobre o fim do primado da lógica na filosofia, enunciada com a tese acerca da relação entre o nada e a negação, tem como alvo crítico o assim chamado idealismo lógico da Escola de Marburg, não representando um ataque geral à lógica enquanto lógica formal, pura e simplesmente. Tomando a noção de "idéia", em sentido kantiano, com a tese da dissolução da idéia da lógica, Heidegger pretende uma limitação fundamental em toda investigação ontológica conduzida por uma reflexão lógico-transcendental, independentemente do modo como possa ser melhorada ou até mesmo reformulada. O problema do nada, tematizado em "O que é metafísica?", é analisado aqui como o caso limite do primado da lógica no questionamento ontológico.

Palavras-chave : Heidegger; Ontologia; Lógica transcendental; Nada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )