SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2The dissolution of the idea of logicSeeing yourself and being seen in old age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

HIRCHZON, Cecilia Luiza Montag; FONSECA, Maria Cecilia Schiller Sampaio  and  AMIRALIAN, Maria Lúcia de Toledo Moraes. Os elementos masculino puro e feminino puro na clínica: a história de Vítor. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 443-457. ISSN 1517-2430.

O propósito deste artigo é discutir os elementos masculino puro e feminino puro descritos por Winnicott como formas de "relações de objeto". Eles são elementos básicos para o "ser" e o "fazer", e uma condição primária para a vida criativa, considerada pelo autor como uma proposição associada à saúde. Em seu ponto de vista, a criatividade primária representa uma atitude em direção à realidade externa que resulta em ser e sentir-se vivo, em sentir que a vida vale a pena. É também opinião do autor que, embora o desenvolvimento das diferenças de gênero seja a chave para a constituição das identidades masculina e feminina, os elementos masculino e feminino puros devem estar presentes e integrados em todo ser humano. É discutido um caso clínico baseado sobre essas premissas, que se mostram muito úteis na compreensão da dinâmica do paciente.

Keywords : Elemento masculino puro; Elemento feminino puro; Ser; Fazer; Mulher; Criatividade primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )