SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A dissolução da idéia da lógicaVer-se e ser visto na terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

HIRCHZON, Cecilia Luiza Montag; FONSECA, Maria Cecilia Schiller Sampaio  e  AMIRALIAN, Maria Lúcia de Toledo Moraes. Os elementos masculino puro e feminino puro na clínica: a história de Vítor. Nat. hum. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 443-457. ISSN 1517-2430.

O propósito deste artigo é discutir os elementos masculino puro e feminino puro descritos por Winnicott como formas de "relações de objeto". Eles são elementos básicos para o "ser" e o "fazer", e uma condição primária para a vida criativa, considerada pelo autor como uma proposição associada à saúde. Em seu ponto de vista, a criatividade primária representa uma atitude em direção à realidade externa que resulta em ser e sentir-se vivo, em sentir que a vida vale a pena. É também opinião do autor que, embora o desenvolvimento das diferenças de gênero seja a chave para a constituição das identidades masculina e feminina, os elementos masculino e feminino puros devem estar presentes e integrados em todo ser humano. É discutido um caso clínico baseado sobre essas premissas, que se mostram muito úteis na compreensão da dinâmica do paciente.

Palavras-chave : Elemento masculino puro; Elemento feminino puro; Ser; Fazer; Mulher; Criatividade primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )