SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A linguagem objetificante de Kant e a linguagem não-objetificante de HeideggerO outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DUARTE, André. Heidegger e a possibilidade de uma antropologia existencial. Nat. hum. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 29-51. ISSN 1517-2430.

A presente investigação pretende discutir alguns aspectos da reflexão heideggeriana sobre a ciência, abordando tanto as suas análises pertencentes ao período do projeto da ontologia fundamental, apresentadas em Ser e tempo, quanto alguns aspectos das suas reflexões tardias, em que o filósofo pensou a possibilidade de uma antropologia filosoficamente fundada, nos Seminários de Zollikon. A hipótese que orienta esta investigação é a de que, a despeito das importantes transformações pelas quais passou o pensamento de Heidegger após a Kehre, o traço que confere continuidade à sua reflexão sobre a ciência é a persistência de uma análise desconstrutiva dos seus pressupostos ontológicos, por meio da qual o primado moderno concedido às ciências é subvertido pela contínua submissão da ciência à reflexão filosófica, isto é, ontológica. Dessa postura coerente e persistente, resultam tanto a crítica aos perigos de uma atitude objetivadora e coisificadora do humano por parte das ciências, quanto o vislumbre da possibilidade de uma ciência ôntica do humano existencialmente fundada.

Palavras-chave : Heidegger; Ontologia fundamental; Ciência; Antropologia existencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )