SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Heidegger e a possibilidade de uma antropologia existencialCondições traumáticas na relação mãe-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

REIS, Róbson Ramos dos. O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial. Nat. hum. [online]. 2004, vol.6, n.1, pp. 53-77. ISSN 1517-2430.

O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte existencial como um fim (porque determina um modo possível de estar lançado em possibilidades), o mesmo pode ser dito do nascimento. Ou seja, o nascimento é um fim, no sentido de que determina a qualificação finita do estar em possibilidades. Natalidade e mortalidade não são apenas características de um ente vivo, mas qualificações superiores da possibilidade existencial.

Palavras-chave : Heidegger; Nascimento; Possibilidade existencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )