SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Nem filósofo, nem antifilósofo: notas sobre o papel das referências filosóficas na construção da psicanálise lacanianaA realidade como questão em Heidegger e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FURLAN, Reinaldo  e  ROZESTRATEN, Annie Simões. Arte em Merleau-Ponty. Nat. hum. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 59-93. ISSN 1517-2430.

O tema da visão percorreu a obra de Merleau-Ponty. Desde o princípio, tratou-se de investigar o fenômeno da percepção, e nele descobrir o germe ou a presença de um sentido que a tradição intelectualista sempre tributou a uma operação do pensamento, considerando a sensibilidade apenas ocasião para seu exercício ou índice de realidade. Inscrito inicialmente nos quadros da filosofia da existência (Fenomenologia da percepção), o tema encaminha-se, posteriormente, para uma ontologia do Ser bruto. O objetivo deste trabalho é apresentar as reflexões estéticas de Merleau-Ponty que marcam essa passagem, e que representam o encontro da sua filosofia com a pintura na tarefa da expressão de uma ontologia.

Palavras-chave : Merleau-Ponty; Arte; Pintura; Ontologia; Ser bruto; Merleau-Ponty; Art; Painting; Ontology; Brute being.

        · texto em Português     · Português ( pdf )