SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Arte em Merleau-PontyHeidegger e a linguagem: do acolhimento do ser ao acolhimento do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

RIBEIRO, Caroline Vasconcelos. A realidade como questão em Heidegger e Winnicott. Nat. hum. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 95-128. ISSN 1517-2430.

Com este artigo pretende-se investigar como, para Heidegger, o problema da realidade é colocado sem recurso tradicional à intuição interna, ou seja, não é colocado em moldes metafísicos, mas retomado como problema ontológico a partir da analítica existencial do Dasein. Pleiteia-se, também, apontar o quanto a psicanálise winnicottiana nos lega uma forma não metafísica de entender a experiência humana, na medida em que não a reduz a um campo de relações pulsionais entre objetos internos e externos, em que não entende a representação como única forma de acesso à realidade. A intenção é, então, investigar como o problema da constituição da realidade se impõe como questão necessária, tanto na crítica winnicottiana à metapsicologia quanto na crítica heideggeriana à metafísica.

Palavras-chave : Heidegger; Winnicott; Realidade; Metafísica; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )