SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Heidegger e a linguagem: do acolhimento do ser ao acolhimento do outroWinnicott em Nova Iorque: um exemplo da incomunicabilidade entre paradigmas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

GUERIZOLI, Rodrigo. "Compreensão do ser" como barreira ao outro?: Lévinas, ser e tempo e o segundo Heidegger. Nat. hum. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 159-177. ISSN 1517-2430.

No núcleo da leitura efetuada por Emmanuel Lévinas (1905-1995) do projeto de uma "ontologia fundamental", concretizado por Martin Heidegger (1889-1976) em Ser e Tempo (1927), encontramos uma severa crítica à noção de "compreensão do ser". Lévinas não considera essa expressão senão o solo de uma filosofia sobremaneira incapaz de dimensionar a questão do outro. O objetivo deste artigo é, com base em reflexões de Heidegger acerca da expressão "sentido do ser" - reunidas em diversas passagens de seus Contributos à filosofia (Heidegger 1989) -, analisar a pertinência e os limites dessa crítica levinasiana, estabelecendo, com isso, alguns elementos sobre o quais se pode fundar um debate, que historicamente nunca existiu, entre Lévinas e o segundo Heidegger.

Palavras-chave : Emmanuel Lévinas; Martin Heidegger; Ontologia; Ética; Compreensão do ser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )