SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Psychoanalysis and⁄as philosophy?: The anthropological significance of pathology in Freud′s Three Essays on the Theory of Sexuality and in the Psychoanalytic Tradition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

LOPARIC, Zeljko. Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade. Nat. hum. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 311-358. ISSN 1517-2430.

Após resumir as diferenças entre os paradigmas freudiano e winnicottiano da psicanálise (seção 1), o presente trabalho passa a apresentar as idéias centrais da teoria winnicottiana da sexualidade. As principais teses defendidas são as seguintes: 1) Winnicott redescreveu a sexualidade a partir de duas raízes: a raiz instintual (os instintos entendidos como impulsos biológicos) e a raiz identitária (as inter-relações humanas acontecendo à parte dos impulsos instintuais, como identificações de diferentes tipos), 2) ele reescreveu o essencial da teoria psicanalítica tradicional desse fenômeno, e 3) ao fazer tudo isso, ele acrescentou elementos essenciais ao seu novo paradigma da psicanálise (seção 2). Depois de apresentar de maneira esquemática da concepção winnicottiana da raiz instintual e da raiz identitária da sexualidade, bem como algumas das sua implicações (seção 10), (seções 6-9), especificarei os conflitos sexuais correspondentes bem como os distúrbios que deles resultam (mostrarei, em particular, que a raiz instintual pode dar origem a neuroses e a identitária, a dissociações com complicações psicóticas). Na ultima parte do artigo (seções 11-12), analisarei uma tese adicional de Winnicott, a de que ambas as raízes da sexualidade humana são fincadas no chão comum do processo de amadurecimento e que todos os conflitos do tipo sexual são relacionados ao conflito mais profundo entre o ser e o fazer, concebido como problema universal dos seres humanos inerente nesse processo.

Keywords : Sexualidade; Amadurecimento; Instinto; Identificação; Ser; Fazer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )