SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicanálise e⁄como filosofia?: O significado antropológico da patologia nos Três ensaios sobre a sexualidade, de Freud, na tradição psicanalíticaMerleau-Ponty leitor de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

MICHELAZZO, José Carlos. O natural e o humano no pensamento do jovem Heidegger. Nat. hum. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp. 375-397. ISSN 1517-2430.

Embora saibamos que, nos passos iniciais do itinerário do pensamento de Heidegger, não haja um tratamento formal do conceito de natureza, existe, contudo, uma interpretação crítica do conceito naturalista do ser, pertencente à tradição metafísica, que o filósofo quer ultrapassar em direção a uma outra perspectiva de pensamento, guiada por uma fenomenologia hermenêutica e nascida do caráter humano de ser do homem, isto é, das condições ontológico-fácticas de sua existência. O presente artigo procura indicar o contraponto entre esses dois modos de interpretação do ser, o natural e o humano, acompanhando os passos mais significativos dados pelo jovem Heidegger entre 1907, época de seu despertar para a filosofia, e meados dos anos 20, ocasião de suas pesquisas sobre o cristianismo primitivo e sobre escritos práticos sobre Aristóteles.

Palavras-chave : Natural; Teórico; Metafísica; Espírito vivo; Humano; Facticidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )