SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Para uma crítica da leitura hermenêutica da psicanáliseA psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CASANOVA, Marco. Linguagem cotidiana e competência existencial. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 35-85. ISSN 1517-2430.

O intuito primordial de nosso texto é investigar o estatuto da linguagem cotidiana no interior da construção do projeto existencial de cada ser-aí em Ser e tempo. Para alcançarmos esse intuito, nós nos dedicaremos, inicialmente, a uma análise da concepção heideggeriana do impessoal presente nessa obra. Por intermédio desta análise, o que buscamos conquistar é, antes de mais nada, uma compreensão adequada do lugar do discurso (Rede) na constituição do espaço impessoal de existência. Juntamente com a apreensão desse lugar, teremos a possibilidade de visualizar em que medida o impessoal não se mostra apenas como uma espécie de entrave à concretização do próprio em Ser e tempo, mas também como manancial significativo para todas as possibilidades existenciais do ser-aí.

Palavras-chave : Discurso; Competência; Existencialidade; Significância; Dèja vu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )