SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Daily language and existential competenceThe witch's brooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

ALMEIDA, João José Rodrigues Lima de. A psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 87-132. ISSN 1517-2430.

A psicanálise pragmática defende uma reformulação lingüística da metapsicologia freudiana nos termos das filosofias da linguagem de Donald Davidson e de Richard Rorty. Esta recomposição filosófica das descrições de objetos e eventos mentais na psicanálise consegue, em grande parte, dessubstancializar a teoria de Freud, mas ainda permanece refém de suas próprias manobras estratégicas ao depender de concepções cujas tônicas recaem sobre aspectos mais racionais que pragmáticos das descrições: o causalismo na psicologia e a sobrevalorização da importância da interpretação nas ações intencionais. Como conseqüência, a psicanálise pragmática trava a sua própria tarefa de reformulação e dessubstancialização da teoria psicanalítica do ponto de vista pragmático que se propõe, e a metafísica parece ser reintroduzida pela porta dos fundos.

Keywords : Psicanálise pragmática; Marcia Cavell; Jurandir Freire Costa; Donald Davidson; Richard Rorty; Ludwig Wittgenstein.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )