SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2La función del psicoanálisis de niños en la deconstrucción del psicoanálisis tradicionalWinnicott: a poesia e a realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Liberdade e dinâmica psicológica em Sartre. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 283-314. ISSN 1517-2430.

O artigo aborda a contradição entre o fato de o homem ser ontologicamente livre, mas, ao mesmo tempo, experimentar-se psicologicamente "determinado", como se fosse compelido a certos comportamentos indesejados. Como é possível compreender tal paradoxo? Para tanto, o artigo aborda: 1) a proposta de Sartre, de uma nova perspectiva para a psicologia clínica, estabelecida a partir de interlocuções com a psicanálise freudiana; 2) a história de um indivíduo, que utilizaremos como "estudo de caso" no transcorrer de nossa explanação, especificamente a biografia de Jean Genet, escrita por Sartre; 3) o conceito de liberdade na concepção sartriana e suas implicações na compreensão do humano; 4) a questão da dinâmica psicológica e seus desdobramentos para o entendimento dos impasses psicológicos. Com esses elementos, forneceremos alguns subsídios dessa teoria buscando elucidar como são possíveis tais contradições.

Palavras-chave : Jean-Paul Sartre; Jean Genet; Liberdade; Dinâmica psicológica; Psicologia existencialista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )