SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Winnicott: a poesia e a realidadeArquivo da agressividade em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LYRA, Edgar. Heidegger, história e alteridade: sobre a essência da verdade como ponto de partida. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 337-356. ISSN 1517-2430.

Reiteradamente, ao longo de sua obra, Heidegger referiu-se ao opúsculo Sobre a essência da verdade, cuja primeira elaboração data de 1930. Chega a dizer, em entrevista ao L’Express (1969), ser esse trabalho a "dobradiça" entre Heidegger I e Heidegger II, inseparáveis um do outro. A questão da história é nele abordada na sua relação com a verdade do ser, mais exatamente, com a idéia de que a continuidade dos eventos que concerne a essa verdade está ontologicamente ligada a uma recusa original do ser a uma inteligibilidade plena ou definitiva. Dessa recusa original decorre a liberdade e, simultaneamente, a possibilidade do erro, a errância; decorre, igualmente, a possibilidade de completo desnorteamento. Tomando essas teses como ponto de partida, é possível afastar da concepção heideggeriana de história quaisquer traços de processualismo ou teleologia, e, sobretudo, reconciliá-la com uma idéia simultaneamente geral e "concreta" de alteridade. É o que aqui se pretende.

Palavras-chave : Heidegger; História; Verdade; Liberdade; Errância; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )