SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A função do falso self na produção de uma diva: o caso Maria CallasObjetificação e intolerância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SANTOS, Eder Soares. Winnicott e Heidegger: indicações para um estudo sobre a teoria do amadurecimento pessoal e a acontecência humana. Nat. hum. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 29-49. ISSN 1517-2430.

o objetivo deste artigo é indicar uma possível articulação entre a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott e a teoria da acontecência (Geschichtlichkeit) de Heidegger. Utiliza-se a noção de paradigma de Kuhn para, no quadro do desenvolvimento histórico da psicanálise, distinguir a psicanálise de Winnicott da psicanálise tradicional (Freud e Klein). Essa escolha pretende mostrar, por um lado, que a ontologia presente na teoria de Winnicott aproxima-se de um modo de pensar a natureza humana muito afim às concepções pós-metafísicas de Heidegger, podendo a teoria da acontecência desse filósofo iluminar a compreensão dos elementos ontológicos que compõem a teoria winnicottiana. Por outro lado, esse movimento de aproximação aponta para um distanciamento, que permite notar que a psicanálise de Winnicott apresenta várias questões instigantes e suplementares a uma fenomenologia existencial.

Palavras-chave : sicanálise; Fenomenologia existencial; Ontologia; Mudança de paradigmas; Amadurecimento; Acontecer humano; Kuhn; Freud; Winnicott; Heidegger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )