SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Changing the terms of psychoanalysis. From object to space and the nature of the transitionRepresentação, atenção e consciência na primeira teoria freudiana do aparelho psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DIAS, Elsa Oliveira. A teoria winnicottiana do amadurecimento como guia da prática clínica. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 29-46. ISSN 1517-2430.

Partindo da concepção winnicottiana de que a natureza do distúrbio psíquico está relacionada com o ponto de origem do mesmo, na linha do amadurecimento, este estudo visa mostrar que a teoria do amadurecimento pessoal serve de horizonte teórico para o diagnóstico clínico e orienta a tarefa clínica. Inicialmente, são apresentados os pressupostos básicos que norteiam a teoria e suas características centrais. Em seguida, apresenta-se, sucintamente, a classificação mais simples e mais usualmente formulada por Winnicott: a que inclui as psicoses, as depressões e as neuroses. Por último, à guisa de ilustração, mostra-se que um mesmo distúrbio do ponto de vista da sintomatologia, no caso, a paranóia, pode ter diferentes naturezas, segundo o momento do amadurecimento em que a falha ambiental fez surgir a dificuldade na vida do indivíduo.

Palavras-chave : Winnicott; Amadurecimento; Diagnóstico; Classificação; Paranóia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )