SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A teoria winnicottiana do amadurecimento como guia da prática clínicaWinnicott e o Middle Group: a diferença que faz diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CAROPRESO, Fátima. Representação, atenção e consciência na primeira teoria freudiana do aparelho psíquico. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 47-72. ISSN 1517-2430.

A idéia de que o psíquico não se limita ao consciente é essencial à psicanálise, mas nem a ampliação do campo do psíquico em relação ao dos estados de consciência, nem a colocação em primeiro plano da noção de psíquico inconsciente, levaram Freud a deixar de lado a questão da consciência. Ao contrário, o estabelecimento das condições de possibilidade da consciência de um processo psíquico ou representacional tornou-se um dos problemas centrais da metapsicologia, ao qual Freud dedicou parte considerável de suas reflexões teóricas desde o “Projeto de uma psicologia” (Freud, 1950/2003). O objetivo deste artigo é analisar de que maneira a possibilidade de uma representação se tornar consciente é concebida na primeira teoria freudiana do aparelho psíquico, como contribuição ao exame do problema da consciência em Freud. Em primeiro lugar, serão discutidas as hipóteses elaboradas por Freud no “Projeto de uma psicologia” e, em seguida, as que são apresentadas no capítulo 7 de “A interpretação dos sonhos” (Freud, 1900/1982).

Palavras-chave : Freud; Metapsicologia; Consciência; Representação; Percepção; Memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )