SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Representação, atenção e consciência na primeira teoria freudiana do aparelho psíquicoArquivo e Mal de Arquivo: uma leitura de Derrida sobre Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

MORAES, Ariadne Alvarenga de Rezende Engelberg de. Winnicott e o Middle Group: a diferença que faz diferença. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 73-104. ISSN 1517-2430.

Considerando que a fundação do Middle Group é uma dissidência teórica do pensamento psicanalítico clássico, destaco as idéias centrais dos teóricos britânicos das relações de objeto, mostrando os pontos de divergência entre eles e Klein, autora que, apesar de pioneira no desenvolvimento do conceito de relações objetais, apresentava-se como principal representante do pensamento tradicional. Em seguida, analiso a noção winnicottiana de constituição de um si-mesmo e de conquista do concernimento como os fundamentos teóricos que marcam a originalidade de Winnicott no que diz respeito ao desenvolvimento da teoria psicanalítica e ao Middle Group. Isso é feito com base na idéia de que, para Winnicott, a constituição de um si-mesmo pessoal é a condição primordial para a conquista da capacidade de relacionar-se com e a conquista do concernimento, a condição para que capacidades como ter confiança em, ter liberdade pessoal e interpessoal, ser responsável por sejam alcançadas.

Palavras-chave : Relações objetais; Constituição do si-mesmo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )