SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O sublime e o natural hermeneuticamente revisitados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LOPARIC, Zeljko. A metafísica e o processo de objetificação. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 9-43. ISSN 1517-2430.

Depois de mostrar que o programa de Ser e tempo inclui a desconstrução da metafísica, da ciência e de todos os processos de objetificação (a "aspectualização", a representação etc.), o artigo apresenta as dificuldades do primeiro Heidegger em reconstruir as estruturas da objetividade com base na acontecência do ser-o-aí do homem. Em seguida, trata de alguns dos motivos, entre eles a discussão com representantes da ciência contemporânea, em particular com Heisenberg, pelos quais Heidegger abandonou a reconstrução daseinsanalítica da objetificação e recorreu, para determinar a essência desse fenômeno, à acontecência da verdade do ser. Por fim, mostra-se que o próprio Heidegger admitiu a dificuldade de pensar todos os elementos essenciais da objetificação como uma decadência da verdade do ser.

Palavras-chave : Heidegger; metafísica; ciência; técnica; objetificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )