SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The sublime and the natural revisited hermeneuticallyGovernment and the direction of conscience in Foucault author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

FABRI, Marcelo. Claridade e obscuridade: Heidegger, Levinas e o Deus invisível. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 73-88. ISSN 1517-2430.

O artigo examina o par claridade/obscuridade em Heidegger e Levinas. No primeiro filósofo, é a interpretação de Hölderlin que se encontra em questão. No segundo, é toda uma influência de Shakespeare e do judaísmo que é preciso considerar. Sabe-se que o pensamento de Levinas se desenvolve, sobretudo, como crítica ao caráter desumano do Ser e do Sagrado. Esta atitude parece separá-lo radicalmente do elogio da linguagem poética. O artigo ressalta, no entanto, que apesar da notória distância entre os dois filósofos, uma aproximação se torna possível. É que, guardadas as peculiaridades e preferências temáticas, eles terminam se encontrando, no momento em que procuram pensar o existente humano mediante uma fenomenologia da invisibilidade do Deus.

Keywords : claridade; obscuridade; sagrado; ser; fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )