SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O sublime e o natural hermeneuticamente revisitadosGoverno e direção de consciência em Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FABRI, Marcelo. Claridade e obscuridade: Heidegger, Levinas e o Deus invisível. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 73-88. ISSN 1517-2430.

O artigo examina o par claridade/obscuridade em Heidegger e Levinas. No primeiro filósofo, é a interpretação de Hölderlin que se encontra em questão. No segundo, é toda uma influência de Shakespeare e do judaísmo que é preciso considerar. Sabe-se que o pensamento de Levinas se desenvolve, sobretudo, como crítica ao caráter desumano do Ser e do Sagrado. Esta atitude parece separá-lo radicalmente do elogio da linguagem poética. O artigo ressalta, no entanto, que apesar da notória distância entre os dois filósofos, uma aproximação se torna possível. É que, guardadas as peculiaridades e preferências temáticas, eles terminam se encontrando, no momento em que procuram pensar o existente humano mediante uma fenomenologia da invisibilidade do Deus.

Palavras-chave : claridade; obscuridade; sagrado; ser; fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )