SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Claridade e obscuridade: Heidegger, Levinas e o Deus invisívelClínica do trauma em Ferenczi e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CANDIOTTO, Cesar. Governo e direção de consciência em Foucault. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 89-113. ISSN 1517-2430.

A problematização do governo na investigação de Michel Foucault abre novas possibilidades para o estudo de seu pensamento. No presente artigo, uma delas é abordada com base em uma dupla perspectiva indissociável: a primeira, refere-se à articulação entre governo dos outros e governo de si mesmo no poder pastoral cristão (Foucault caracteriza o poder pastoral como o gérmen da hermenêutica do desejo ocidental, enfocado na renúncia da vontade e na obediência integral); a segunda perspectiva, diz respeito ao governo de si mesmo e sua relação com o governo dos outros no estoicismo imperial, no qual se objetiva o senhorio de si pelo autocontrole da vontade. A escolha do contraste entre esses dois registros tem como escopo discutir a questão da direção de consciência como técnica de governo, como condução de condutas. Além disso, pretende-se salientar que, na direção de consciência do estoicismo romano, tal como apresentada por Foucault, é possível identificar a constituição de subjetividades singulares irredutíveis aos processos de individualização e interiorização, inaugurados no século IV d.C. pelo cristianismo monástico.

Palavras-chave : governo; ética; direção de consciência; estoicismo; cristianismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )