SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Government and the direction of conscience in FoucaultHow to transmit the analytic experience?: Readings of a case-history from D. W. Winnicott author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

LEJARRAGA, Ana Lila. Clínica do trauma em Ferenczi e Winnicott. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 115-147. ISSN 1517-2430.

A proposta deste artigo é abordar a clínica do trauma ou da cisão em Ferenczi e Winnicott, mostrando suas aproximações e marcando suas diferenças. Na primeira parte do trabalho, estudamos a teoria do trauma patogênico em Ferenczi, sua noção da clivagem narcísica como defesa diante do traumático e suas propostas clínicas baseadas na elasticidade e sinceridade analíticas, na confiança e na regressão ao infantil. Na segunda parte, abordamos a teoria do trauma em Winnicott, sua noção de agonias impensáveis, a cisão patológica entre verdadeiro e falso si-mesmo, e suas propostas clínicas baseadas na confiabilidade analítica e na regressão à dependência. Finalmente, realizamos um estudo comparativo entre as duas perspectivas, apontando as convergências mais significativas, sem, no entanto, deixar de indicar suas divergências.

Keywords : Ferenczi; Winnicott; trauma; regressão; confiabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )