SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Comment se transmet l'expérience analytique?: Lecture d'une "case-history" de D.W. WinnicottO problema da dependência em Ser e tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DESSAIN, Béatrice. De l'hésitation dans la clinique winnicotienne. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 167-181. ISSN 1517-2430.

Winnicott aborda o tema da hesitação com muita delicadeza. Trata-se de uma escolha, uma escolha congruente com sua própria prática e com a ética geral da psicanálise. Para Winnicott, a hesitação parece bem o caminho que leva à utilização do objeto e, portanto, o de se posicionar como sujeito. Mas onde está hoje esse tempo de suspensão? A hesitação é um vocábulo tão pouco atual em nossa clínica que quase podemos antecipar que sua ausência generalizada marca um aspecto de mal-estar da civilização. Em uma perspectiva muito clínica, proponho conceber o tempo de hesitação como um "tempo potencial" durante o qual um diálogo intrapsíquico propicia o desejo e, portanto, a cultura.

Palavras-chave : hesitação; objetificação; subjetivação; resistência; indecibilidade; civilização.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )