SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Continuidade e agonia primitiva do ser: Winnicott e o bebê psicóticoO discurso filosófico sobre as mulheres e o amor Kant, Schopenhauer e Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DAVIS, Duane H.. Colapso da Comunicação: Compreensão dos Outros e cuidar dos outros. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 35-56. ISSN 1517-2430.

Robert Litman descreve quatro casos extraordinários em que indivíduos revelam esse conhecimento reprimido por meio da análise de sonhos após o suicídio do “outro”. Em cada caso, ocorre um momento de reconhecimento da significância do sonho tal que o sujeito se dá conta da culpabilidade. E, em cada caso, essa culpabilidade teve que ver com uma interrupção na comunicação que é revelada através da psicanálise. Quero desconstruir a relação transferência-contratransferência como uma reciprocidade simbiótica. Não ouso adiante, inalterado, quando transcendo quem eu era através da língua com outros. A língua é a alteração da subjetividade. Ofereço uma crítica de certas compreensões de alteridade envolvidas em psicoterapia pelo exame da situação geral do encontro com outros por meio do evento-língua, peculiar à psicoterapia. Devo reconhecer que a ameaça da alteridade do paciente é também a promessa da minha habilidade em oferecer ajuda. Se consideramos seriamente a transcendência do evento-língua da terapia, vemos que o processo de alteração do outro implica mudanças para todos os envolvidos.

Palavras-chave : Reversibilidade; Transferência; Maurice Merleau-Ponty; Robert Litman; Alteridade; Fenomenologia; Transcendência; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )