SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O discurso filosófico sobre as mulheres e o amor Kant, Schopenhauer e NietzschePrazer, Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

PARENTE, Alessandra Affortunati Martins. A casa e o holding: conversas entre Bachelard e Winnicott. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 73-100. ISSN 1517-2430.

O artigo articula alguns aspectos da filosofia de Gaston Bachelard com outros da psicanálise de D. W. Winnicott. O espaço é tema central da fenomenologia bachelardiana, assim como o ambiente ocupa lugar de destaque na psicanálise de Winnicott. A idéia é mostrar como o espaço concreto é essencial nos primeiros momentos da existência humana, não havendo uma subjetividade isolada do contexto em que esta se desdobra. Como o paralelo entre o pensamento desses dois autores não é evidente, o desafio deste texto é justamente tecer alguns elos. Para tanto, um estudo sobre a casa na obra de Bachelard foi desenvolvido e, por outro lado, pesquisou-se o conceito de holding no pensamento winnicottiano. Considera-se que a interlocução entre os autores oferece uma nova perspectiva acerca do enredamento entre as sutilezas de um espaço primordial e a constituição da subjetividade.

Palavras-chave : Casa; Holding; Imagem; Intimidade; Devaneio; Proteção; Confiabilidade; Amadurecimento; Mãe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )