SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Geografia, Biologia e Política: Heidegger sobre lugar e mundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SERRALHA, Conceição A.. Winnicott com Gabrielle e seus pais. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 149-164. ISSN 1517-2430.

Retomando o caso da pequena Gabrielle (Piggle), analisado por Winnicott, este estudo discute a participação dos pais no processo terapêutico da criança de uma forma incomum nos tratamentos psicanalíticos realizados na época. Winnicott chamou essa participação de psicanálise compartilhada (partagée), em que, além de uma participação nas sessões, de forma real ou transferencial, os pais trocaram com ele informações, preocupações e discutiram hipóteses por meio de cartas e telefonemas. Para o analista, o trabalho realizado dessa maneira permitiu a retomada do desenvolvimento de Gabrielle que havia sido dificultado por falhas na provisão ambiental, uma vez que possibilitou aos pais uma melhor compreensão e condição de satisfazer as necessidades da criança.

Palavras-chave : Psicanálise compartilhada (partagée); Winnicott; Ambiente; Caso Gabrielle (Piggle).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )