SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Presença e self-estar: a transição entre o informe, o experiente e ponderadoO papel do pai no processo de amadurecimento em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

KLAUTAU, Perla  e  SALEM, Pedro. Dependência e construção da confiança: A clínica psicanalítica nos limites da interpretação. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 33-54. ISSN 1517-2430.

O conceito de confiança ocupa um lugar central na teoria psicanalítica elaborada por D. W. Winnicott. Partindo dessa constatação, o presente artigo examina os processos de construção da confiança privilegiando dois eixos principais: propõe um modelo teórico da emergência da confiança e busca investigar seus reflexos bem como seus usos clínicos nos chamados casos e situações-limite. Compreendendo o estabelecimento da confiança como um processo relacionado à previsibilidade e à continuidade das interações precoces do bebê com seu ambiente, são inicialmente examinadas as principais noções da teoria winnicottiana que permitem compreender sua gênese no desenvolvimento infantil. Em seguida, analisando a confiança à luz do conceito de regressão, ela é descrita como um operador clínico útil em determinados contextos do tratamento psicanalítico, sobretudo em casos cuja dinâmica encontra limites no uso da técnica interpretativa clássica.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica; Casos-limite; Confiança; Desenvolvimento emocional; Regressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )