SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O papel do pai no processo de amadurecimento em WinnicottO Filósofo da vida moderna: Baudelaire, Merleau-Ponty, e a Arte da Crítica Fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SIMANKE, Richard Theisen. Realismo e antirrealismo na interpretação da metapsicologia freudiana. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 97-152. ISSN 1517-2430.

Este artigo discute e contrapõe as leituras realistas e antirrealistas da metapsicologia freudiana. Para tanto, parte de um comentário da interpretação tipicamente antirrealista apresentada no livro O método especulativo de Freud, de Leopoldo Fulgencio. A seguir, discute a possibilidade alternativa de uma interpretação realista da metapsicologia, tomando por base alguns autores que assumem essa orientação e analisando algumas passagens da obra de Freud que parecem poder subsidiar essa leitura. Por fim, procura distinguir algumas implicações e consequências de ambas as leituras para o modo como se concebe a natureza do conhecimento psicanalítico e o desenvolvimento futuro da psicanálise, em geral, e da metapsicologia, em particular.

Palavras-chave : Antirrealismo; Especulação; Freud; Metapsicologia; Modelos teóricos; Realismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )