SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Realismo e antirrealismo na interpretação da metapsicologia freudianaTarde demais para os deuses”: Três características de uma perspectiva ser-historial sobre a religião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DAVIS, Duane H.. O Filósofo da vida moderna: Baudelaire, Merleau-Ponty, e a Arte da Crítica Fenomenológica. Nat. hum. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 153-180. ISSN 1517-2430.

Comparo o poeta Charles Baudelaire e o filósofo Maurice Merleau-Ponty como críticos sociais da modernidade a partir do interior da sociedade moderna. Exploro a influência não reconhecida de Baudelaire sobre Merleau-Ponty como uma forma de reler a fenomenologia de Merleau-Ponty. Também examino a poesia de Baudelaire assim como seu ensaio “O pintor da vida moderna”. Embora o ensaio afirme ser uma análise da importância do pintor C. Guys, sustento que pode ser lido como autobiográfico - revelando uma consciência do poeta enquanto crítico social da modernidade. Da mesma maneira, as caracterizações de artistas feitas por Merleau-Ponty revelam muito sobre a sua visão do papel do filósofo como crítico social. Pode-se ler a fenomenologia de Merleau-Ponty como uma arte em vez de como uma ciência das ciências. Finalmente, exploro as implicações políticas dessa fenomenologia baseada na estética. Sustento que há uma profundidade histórica revelada por essa arte fenomenológica do julgamento político que seria negligenciada por qualquer ciência política.

Palavras-chave : Arte; Charles Baudelaire; Correspondências; Crítica social; Écart; Maurice Merleau-Ponty; Profundidade; Reversibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )