SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Jamais se renuncia ao Arquivo Notas sobre 'Mal de Arquivo' de Jacques DerridaFalso self e patologia borderline no pensamento de Winnicott: antecedentes históricos e desenvolvimentos subsequentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DOS REIS, Róbson Ramos. Natureza e normatividade na hermenêutica ontológica de Martin Heidegger - parte II. Nat. hum. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 1-30. ISSN 1517-2430.

Na primeira parte do artigo apresentamos algumas críticas à abordagem existencial da natureza e caracterizamos as operações metodológicas fundamentais do programa de uma hermenêutica da natureza esboçado por Martin Heidegger. Nesta parte final, nos concentramos nas indicações formais da articulação dos modos de encontro com a natureza. O ponto central de nossa contribuição é uma caracterização do modo de encontro com a natureza em sentido originário. A natureza em sentido originário aparece no compartilhamento humano com a intencionalidade dos organismos vivos, o que permite falar de um aspecto emergente e retracional da natureza. Por fim, após a consideração da noção de formação de mundo (Weltbildung), indicamos sucintamente a importância da noção originária de natureza para uma interpretação normativa da abertura humana para os sentidos de ser.

Palavras-chave : Heidegger; hermenêutica da natureza; indicações formais da vida; normatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License