SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Pobreza de espírito? Philippe Lacoue-Labarthe e a crítica ao nacional-espiritualismo de HeideggerConceito e decisão: fenomenologia, indicações formais e a viabilidade da "ciência do ser" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

AINBINDER, Bernardo. Indicación formal y juicio reflexionante. El discurso filosófico y sus desafíos. Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 25-52. ISSN 1517-2430.

O presente artigo aborda o problema da possibilidade de uma fundamentação metacrítica da filosofia transcendental e em particular do discurso filosófico, a partir da análise de duas dimensões de tal problema: a que diz respeito ao modo em que os conceitos filosóficos adquirem significado e a que concerne ao sentido no qual os enunciados transcendentais podem valer como enunciados dotados de um conteúdo epistêmico e serem verdadeiros ou falsos. Para isso, assume a tese defendida por Crowell e Vigo, entre outros, de que a subjetividade dever ser compreendida numa chave agencial, para a seguir abordar o mencionado problema, examinando e descartando diversos modelos. O artigo propõe que os conceitos filosóficos adquirem seu significado a partir de seu uso ordinário na atitude natural e que sua peculiaridade reside na sua função mostrativa, procurando esclarecer tal distinção a partir da noção heideggeriana de indicação formal. Deste modo, pretende-se compreender os enunciados transcendentais sobre a base do modelo dos juízos reflexionantes kantianos, para concluir que o sentido da filosofia transcendental é o reconhecimento por parte do sujeito de sua autonomia em relação às normas que constituem sua experiência do mundo.

Palavras-chave : Filosofia transcendental; indicação formal; juízo reflexionante.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )