SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Indicación formal y juicio reflexionante. El discurso filosófico y sus desafíosA função da angústia na metapsicologia freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FRAGOZO, Fernando. Conceito e decisão: fenomenologia, indicações formais e a viabilidade da "ciência do ser". Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 53-64. ISSN 1517-2430.

Este artigo visa a apresentar e analisar a delimitação, a definição e o método propostos por Heidegger para a elaboração da "ciência do ser" em Os problemas fundamentais da fenomenologia, de 1927, e Ser e tempo. Trata-se de apresentar a definição da ontologia em contraposição às visões-de-mundo e às ciências positivas, ressaltando a peculiariedade de seu objeto, cuja tematização demanda um procedimento fenomenológico próprio marcado pelo que Heidegger denomina "indicação formal" e que encontra sua realização central e primordial na analítica existencial de Ser e tempo. A análise do sentido crítico e transcendental do projeto da ciência do ser é realizada e, por fim, a viabilidade do projeto considerada à luz da aporia em que se constitui.

Palavras-chave : Heidegger; Fenomenologia; Indicações formais; Ontologia fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )