SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Conceito e decisão: fenomenologia, indicações formais e a viabilidade da "ciência do ser"La doctrina de la indicación formal a la luz de la crisis del programa de "Ser y Tiempo" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LOURENCO, Lara Cristina D' Avila; VIANA, Milena de Barros  e  PAULA, Danúbia Cristina de. A função da angústia na metapsicologia freudiana. Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 65-83. ISSN 1517-2430.

Desde as primeiras hipóteses de Freud sobre a gênese da histeria, a angústia ocupa um lugar fundamental para a compreensão do psiquismo, servindo como elemento estruturante do pensamento freudiano. O objetivo desse trabalho é analisar e comparar teorias sobre a angústia desenvolvidas por Freud em duas obras metapsicológicas - Projetopara uma psicologia científica e Além do princípio do prazer -, particularmente no que diz respeito às origens e funções desempenhadas por esse afeto fundamental. Conclui-se que, embora 25 anos separem as duas obras, similaridades importantes podem ser estabelecidas entre ambas no que diz respeito à conceituação da angústia e seus desdobramentos.

Palavras-chave : angústia; dor; prazer; psiquismo; trauma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )