SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Sobre o niilismo e o vazio - Nishitani e HeideggerHeidegger e o inevitável diálogo como pensamento oriental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

MAC DOWELL SJ, João A.. Heidegger e o pensamento oriental: confrontações. Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 19-38. ISSN 1517-2430.

Tudo indica que o interesse de Heidegger pelo pensamento oriental deriva da experiência cristã de seus anos juvenis, que vai influenciar decisivamente o seu pensamento. De fato, a concepção do ser-humano na sua relação com o ser, tanto na Analítica Existencial, em termos de compreender, como nas etapas posteriores de seu caminho, em termos de pensar, manifesta notável analogia estrutural com a relação entre o Deus bíblico e sua criatura. Em ambos os casos o ser-humano é liberdade e abertura para o dom. Neste sentido, o pensar maduro de Heidegger, ainda que experiencie também a superação de qualquer representação e desejo, apresenta mais diferenças que semelhanças com a mística do Zen-Budismo e com o pensamento oriental em geral: ser X nada, finitude X infinito, caminho X término, acolhida do dom X identificação com o fundamento absoluto.

Palavras-chave : pensamento transconceitual; experiencie cristã; Zen-budismo; finitude; absolute; dom.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )