SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Heidegger e o pensamento oriental: confrontaçõesAs habitações do humano como expressões do tempo: diálogo entre Heidegger e Dōgen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

NETO, Antonio Florentino. Heidegger e o inevitável diálogo como pensamento oriental. Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 39-62. ISSN 1517-2430.

A reflexão sobre o inevitável diálogo com o pensamento oriental expresso por Heidegger é instigante, considerando que nenhum outro filósofo na história do pensamento ocidental esteve, como ele, ao mesmo tempo tão distante e tão próximo do pensamento oriental. A distância percebe-se em suas recorrentes e categóricas afirmações de que a filosofia é um acontecimento eminentemente ocidental. A proximidade, não tão explícita quanto à distância, reside no fato de Heidegger ser o primeiro pensador ocidental que, no âmbito da filosofia, indica a abertura ao diálogo com o Oriente, como uma possível solução para questões que a metafísica ocidental não conseguiu solucionar. A ideia de abertura ao diálogo com o Oriente em Heidegger tem como referência direta o diálogo com o universo grego, o retorno ao início, que se torna central em seu pensamento a partir do final da década de 1930.

Palavras-chave : ocidente; oriente; pensamento; Heidegger.

        · resumo em Alemão | Inglês     · texto em Alemão     · Alemão ( pdf )