SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Heidegger na Filosofia nishidianaA experiência do pensmento e o pensamento da experiência: um encontro entre Heidegger e Nishida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

NETO, Antonio Florentino. Leibniz e a teologia natural dos chineses. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 101-115. ISSN 1517-2430.

O início da interpretação filosófica do pensamento chinês, com Leibniz, ocorre no epicentro de uma complexa disputa metafísico-religiosa entre os missionários católicos, na primeira metade do século XVII, denominada "querela dos rituais", que teve como polos duas concepções distintas referentes aos métodos de catequização a serem empregados no processo de conversão dos chineses ao cristianismo. Neste contexto, Leibniz posiciona-se a favor de uma das partes e, ao justificar sua postura, relaciona elementos do pensamento chinês com aspectos de sua filosofia. A teoria da harmonia preestabelecida é o ponto de partida de sua interpretação do pensamento chinês. Leibniz refuta a acusação de materialismo no pensamento chinês, ao observar que os conceitos de substância originária, para os chineses, e o de matéria, na perspectiva escolástica, eram duas coisas completamente distintas. A oposição de Leibniz ao pensamento escolástico e cartesiano mostra-se em sua forma mais clara na abordagem do problema da comunicação das substâncias ao refutar o dualismo com sua teoria da harmonia preestabelecida e sua concepção do universo como uma unidade orgânica, e esses dois aspectos são os elementos principais que ligam Leibniz ao pensamento chinês.

Palavras-chave : Leibniz; pensamento chinês; harmonia preestabelecida; dualismo; unidade orgânica; Li; ki.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )