SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Leibniz e a teologia natural dos chineses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

STENGER, Georg. A experiência do pensmento e o pensamento da experiência: um encontro entre Heidegger e Nishida. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 116-133. ISSN 1517-2430.

Nishida é uma referência para a filosofia japonesa-oriental do século XX, assim como Heidegger para a filosofia alemã-europeia. Tomando como base essas duas perspectivas filosóficas, gostaria de propor um encontro, ou seja, um diálogo entre "experiência do pensar” e "pensar da experiência”, no qual veem à tona, por um lado, proximidades e, por outros, diferenças entre a filosofia ocidental e oriental. Para isso pretendo tratar, em primeiro momento, da "fundamentação da experiência do pensamento” nos dois autores. Posteriormente, proponho-me a analisar com mais proximidade o "pensar do acontecimento” de Heidegger e a "lógica do lugar” de Nishida que, respectivamente, são denominados de a "virada” e a "mudança”, e daí mostrar a produtiva influência dos dois para o diálogo entre o pensamento ocidental e oriental.

Palavras-chave : Heidegger; Nishida; diálogo; experiência do pensar; pensar da experiência; acontecimento; lógica do lugar; proximidade.

        · resumo em Alemão | Inglês     · texto em Alemão     · Alemão ( pdf )