SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Hermenêutica e linguagem em SchleiermacherJogue a escada fora: fenomenologia como terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre Heidegger e Gadamer!. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 14-36. ISSN 1517-2430.

Refletiremos neste artigo sobre temas e questões filosóficas relativas à concepção de hermenêutica da facticidade cunhada por Heidegger e de hermenêutica filosófica desenvolvida por Gadamer. Além de explorar alguns fios comuns que tecem o projeto filosófico de ambos, propusemo-nos aprofundar as idiossincrasias da hermenêutica filosófica com o escopo de assinalar algumas rupturas relativas à filosofia heideggeriana. Contudo, como objetivo último, visamos fundamentar a tese de que a hermenêutica se alimenta e se justifica plenamente do tensionamento dialético-dialógico entre as duas perspectivas abordadas, segundo o pressuposto de que uma possui como horizonte de fundo a metafísica e a outra a filosofia prática nos moldes propostos pelo estagirita.

Palavras-chave : Hermenêutica; Facticidade; Metafísica; Filosofia Prática; Heidegger; Gadamer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )